top of page

ESTAMOS

ONDE VOCÊ

PRECISA DE NÓS

O que devem saber?

 

Encontrar um ambiente de segurança online é apenas o Primeiro Passo para proteger os seus filhos na internet. Assim como você não deixaria o seu filho numa parte desconhecida da cidade para que ele efectuasse o regresso a casa, também não deve deixá-lo na internet sem orientação, supervisão e treino.

Recomendamos:

  • Leia esta secção de segurança juntamente com os seus filhos, a qual pretende contribuir para o ajudar a envolver-se mais com a segurança online dos seus miúdos:

    • Mantenha o computador da família num local público da casa. O constante tráfego de passos atrás dos jovens utilizadores garante que eles não andem a navegar por sítios menos próprios para a sua idade.

    • Leia as declarações de privacidade, termos do serviço e páginas de registro dos sites que o seu filho pretende frequentar. O registro nestas páginas deve requerer o mínimo de informação, se alguma e o sítio deve prometer que nenhuma terceira parte irá ver essa informação ou irá tentar fazer negócio com a sua criança.

    • Converse com os seus filhos sobre o tempo que eles passam na net e os amigos que lá têm. Você de certeza sabe os nomes dos amigos mais próximos do seu filho mas sabe também os nomes dos amigos dele online?

 

  • Considere utilizar um dos muitos programas de software de filtragem que bloqueiam sítios inapropriados no seu computador. Sozinhas, estas ferramentas de monitorização não conseguem proteger o seu filho completamente mas são um instrumento que o pode ajudar nos seus esforços para guardar os seus filhos. Basta digitar "bloquear páginas" ou "filtragem" num motor de busca para encontrar algumas opções.

  • Se não partilha um endereço de correio electrónico com o seu filho, procure monitorizar a sua conta de correio regularmente, para que saiba com quem ele se está a comunicar.

Cartaz Navega Seguro

Eis o Que Precisa de Fazer: Siga Este Processo em 5 Passos

Como pode começar, já hoje, a proteger as crianças e os jovens à sua guarda? 

Para começarem já hoje, a promover a segurança online de crianças e jovens, permitindo-lhes tirar o máximo partido da Internet e de outras tecnologias que potenciam o seu desenvolvimento e educação, as famílias, as escolas e as comunidades têm de seguir um processo em cinco passos que já demonstrou que funciona:

 

  • Assuma o seu papel e responsabilidades específicas, envolvendo-se no assunto e tomando o controlo activo sobre a situação. O simples facto de estar a visitar este site é um sinal de que já o está a fazer.

  • Aprofunde o seu conhecimento sobre os riscos associados à utilização da Internet e de outras tecnologias por crianças e jovens. Este site está cheio de informação e é actualizado regularmente com informação detalhada sobre a segurança de crianças e jovens na Internet. Navegue pela diversas páginas à sua disposição. Defina-o como a sua página de entrada na Internet. Acrescente-o aos seus favoritos e visite-o regularmente para aprofundar os seus conhecimentos sobre a segurança de crianças e jovens online.

  • Dialogue com os seus filhos e educandos, educando-os sobre os benefícios e sobre os riscos a que podem estar expostos online. Descubra, eduque e desenvolva a sensibilização para a segurança online das crianças e dos jovens à sua guarda. O Projecto MiudosSegurosNa.Net dá-lhe inúmeras dicas sobre como, quando e onde iniciar esse diálogo e sobre como o manter vivo e actual.

  • Envolva a sua comunidade. A segurança online de crianças e jovens começa em casa, mas também implica a participação do meio envolvente. Afinal, são inúmeros os locais a partir dos quais crianças e jovens podem aceder à Internet. Recomende este site a familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, etc.

  • Faça disto um esforço contínuo. A segurança é um processo dinâmico. Para se estar seguro, tem de se estar sempre preparado para as eventualidades. Para se manter a par dos desenvolvimentos mais recentes, subscreva a newsletter gratuita MiudosSegurosNa.Net.

 

Fica a dica: há uma séries de websites que promovem a utilização responsável e segura das novas tecnologias de informação e comunicação por crianças e jovens. O projecto MiudosSegurosNa.Net, por exemplo, a par e muitos outros, como o Projeto Navega Seguro, presta-lhe ajuda em cada uma das etapas acima referidas.

 

bottom of page